Informações sobre o Reino Unido

 

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é uma monarquia constitucional no noroeste da Europa. A Grã-Bretanha é a maior ilha do arquipélago, conhecido como as Ilhas Britânicas. A capital do Reino Unido é a cidade de Londres.

A Inglaterra é a divisão maior e mais populosa da Grã-Bretanha. Gales localiza-se ao oeste e a Escócia, ao norte. A Irlanda do Norte está localizado na parte nordeste da ilha da Irlanda.

O Reino Unido é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar. A principal câmara do Parlamento, a Câmara dos Comuns, é composta por 646 deputados eleitos por sufrágio universal. A Câmara dos Lordes, com cerca de 700 membros, é constituída por Pares do Reino nomeados a título vitalício ou hereditário e os bispos.

Existe ainda um Parlamento escocês, em Edimburgo, com poderes regionais e uma Assembleia galesa, em Cardiff, com poderes mais limitados para as questões relativas a Gales, mas que pode legislar em certas áreas.

Os ingleses representam mais de 80% da população, os escoceses quase 10%, sendo a restante população constituída essencialmente por galeses e irlandeses do Norte. O Reino Unido possui também várias comunidades de imigrantes oriundos principalmente das Américas, da Índia, do Paquistão, de Bangladesh e da África.

A economia, uma das mais importantes da Europa, assenta-se principalmente no setor de serviços, embora mantenha uma importante presença no setor de alta tecnologia. Londres é um importante centro financeiro mundial.

O Reino Unido, país da primeira revolução industrial, foi berço de muitos cientistas, entre os quais se destacam Isaac Newton e Charles Darwin. O fundador da economia moderna, Adam Smith, era escocês. A literatura inglesa conta com muitos poetas, dramaturgos e romancistas, que vão desde Geoffrey Chaucer, passando por Shakespeare e seus contemporâneos, até uma série de escritores modernos como Doris Lessing (Nobel da Literatura) e J. K. Rowling, autora da série infanto-juvenil Harry Potter.

 

Uma típica pequena village britânica.

 

Londres

 

Vilage

 

Westminster Londres

 

Londres e o Parlamento Britânico, ao fundo, às margens do rio Tâmisa. A histórica capital britânica foi o centro de decisões de muitos eventos importantes no mundo, que ocorreram nos últimos séculos.

Inglaterra é uma divisão política da ilha da Grã-Bretanha. Ela ocupa toda a ilha a leste de Gales e ao sul da Escócia, outras divisões da ilha da Grã-Bretanha. Estabelecida como uma monarquia independente, há muitos séculos atrás, a Inglaterra conseguiu o controle político sobre o resto da ilha. A capital, maior cidade e principal porto da Inglaterra é Londres.

 

O Big Ben e o Parlamento Britânico em Westminster, Londres.

 

Londres Tamisa

 

Parte da Princess Street, em Edimburgo. No alto, ao fundo, o Castelo de Edimburgo.

 

 

 

Edimburgo

 

Viagem Europa

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Ilhas Britânicas. Mais: Islândia.

 

Flag of The United Kingdom

 

Imagens Reino Unido

 

 

British Pound on map